DV NEWS

(46) 99921-7700
MENU
DOIS VIZINHOS BUSCA SOLUÇÕES PARA INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES NO MERCADO DE TRABALHO
Assessoria

Eduçacão

DOIS VIZINHOS BUSCA SOLUÇÕES PARA INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES NO MERCADO DE TRABALHO

Prefeitura articula com Polícia Federal, empresas e Núcleo Regional de Educação para acelerar regularização documental e oferecer curso gratuito de Português

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A realidade de Dois Vizinhos, hoje, reflete um desafio que atravessa fronteiras: mais de 1.000 imigrantes, vindos de 50 nacionalidades diferentes, vivem no município em busca de oportunidades. A maioria, formada por haitianos e venezuelanos, encontra barreiras na hora de conseguir emprego por falta de documentação, em especial a Carteira de Registro Imigratório, que é o documento essencial para estar regular no país.

Atualmente, os atendimentos no Posto da Polícia Federal em Cascavel são limitados: em média apenas 20 processos por mês são concluídos, o que gera uma fila de mais de 100 imigrantes de Dois Vizinhos, que cresce a cada semana. Sem os documentos em mãos, esses trabalhadores ficam impedidos de ocupar centenas de vagas de emprego disponíveis nas indústrias e no comércio local, permanecendo em situação de vulnerabilidade social.

Reunião busca alternativas

Na tarde de ontem (17), uma importante reunião foi realizada no gabinete do Executivo Municipal. O prefeito Carlinhos Turatto, o vice-prefeito Nery Maria, a secretária Maria de Lourdes Claro da Silva, e representantes das empresas Pluma e BRF receberam o novo responsável pela área imigratória da Polícia Federal em Cascavel, o escrivão Giovani Jeferson Turim.

O encontro levantou ideias e propostas para agilizar o processo de regularização, facilitar a comunicação entre os órgãos e ampliar a integração dos imigrantes à sociedade duovizinhense. As sugestões agora seguem para análise das empresas, da Polícia Federal e da própria administração municipal.

Curso de Português como ferramenta de inclusão

Outro avanço anunciado é a oferta de um curso gratuito de Língua Portuguesa, em parceria com o Núcleo Regional de Educação. A iniciativa vai permitir que os imigrantes melhorem a comunicação no dia a dia e aumentem suas chances de contratação no mercado formal.

Compromisso com a dignidade

Para o prefeito Carlinhos Turatto, o desafio não é apenas burocrático, mas humano: “Estamos falando de famílias que escolheram Dois Vizinhos para viver e trabalhar. É nosso dever garantir dignidade e oportunidades, unindo esforços para que esses imigrantes possam contribuir plenamente para o desenvolvimento da cidade.”

Dois Vizinhos reafirma, assim, seu compromisso em acolher com respeito, dignidade e humanidade todos que fazem do município sua nova casa, construindo juntos uma comunidade mais diversa, solidária e próspera.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
Comentários:
DV NEWS

Publicado por:

DV NEWS