DV NEWS

(46) 99921-7700
MENU
Plantio de árvores nativas marca a Expovizinhos como Carbono Zero
Assessoria

Expovizinhos

Plantio de árvores nativas marca a Expovizinhos como Carbono Zero

14 árvores de espécies nativas foram plantadas no Parque de Exposições

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta quinta-feira, 27, representantes da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expovizinhos 2025, composta pela Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI) e Prefeitura, em parceira com a UTFPR, realizaram o plantio de árvores nativas e assinaram o termo de compromisso para tornar o evento ‘Carbono Zero’. Para tanto, foi feita uma análise com base em normativas nacionais e internacionais para avaliar a sustentabilidade envolvendo a parte ambiental, econômica, social e cultural. “Quanto maior é o evento, maior é o impacto que ele traz na vida das pessoas e no ambiente, e procuramos analisar e observar todos esses aspectos para montar um plano de ação e de trabalho que compense tudo isso”, explicou a professora Taciara Horst.

Durante a ação, foram plantadas 14 árvores remetendo a cada uma das edições da feira no bosque do parque. Agora, até 2027, serão realizados outros atos para neutralizar a emissão de carbono do evento. “Hoje é um dia muito feliz para a Prefeitura, ACEDV/CDL, Sociedade Rural e UTFPR, instituições que demonstram hoje seu compromisso com a sustentabilidade. Todos os gases emitidos pela Expovizinho 2025 serão ‘Carbono Neutro’ com ações que serão realizadas até a próxima edição da feira. Seguimos juntos, em uma parceria de sucesso em prol do desenvolvimento sustentável”, disse Marina de Prá, diretora da UTFPR.

Saulo Matos, presidente da ACEDV/CDL, tratou o momento como especial. “Temos muitas parcerias entre todas essas entidades e, algumas delas, são focadas no meio ambiente. Não estamos preocupados somente com exposição, com patrocinadores e expositores, mas também com a preservação ambiental. Isso vai seguir dentro da ação Rio Jirau Mais Vivo e gerar muitos benefícios para Dois Vizinhos”, completou.

Nilton de Almeida, o Tega, presidente da Sociedade Rural, exaltou a novidade. “Estamos tornando a feira carbono neutro depois de avaliar, através de diversos estudos, qual seria a emissão durante os dias 26 e 30 de novembro. Plantamos 14 árvores aqui no bosque que passam a representar a história da Expovizinhos até hoje. Esse ato celebra a parceria que vai trazer mais sustentabilidade para a feira”, explicou.

O secretário de agricultura, Juninho Ventura, que também é membro da CCO, elogiou a atitude. “No segundo dia da feira, temos essa ação tão bonita e importante. Agora, oficialmente, a Expovizinhos é uma feira carbono neutro. O evento é importante para comemorar o aniversário do município, mas temos responsabilidade enquanto CCO, enquanto universidade, com o meio ambiente”, conclui.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria Acedv
Comentários:
DV NEWS

Publicado por:

DV NEWS