Junho, mês do início do Inverno, vai chegar com temperaturas negativas no Paraná. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está monitorando o avanço de uma massa de ar polar que vai atravessar o Sul do País e, a partir de 27 de maio, pode trazer mudanças significativas nas condições do tempo.
Até o momento, nas estações meteorológicas do Simepar, a menor temperatura registrada no Paraná em 2025 foi 4°C em Palmas, às 7h do dia 29 de abril. Várias frentes frias já passaram pelo Estado e reduziram gradativamente a temperatura, mas agora o frio virá com mais intensidade pois, além de outra frente fria, virá a massa de ar polar.
Antes de esfriar, pancadas de chuva e temporais localizados com rajadas de vento serão registrados em várias regiões do Paraná.
Na próxima semana, entre quarta-feira, dia 28 de maio, e a primeira semana de junho, as manhãs no Paraná começarão a ficar geladas, com mínimas ao redor de zero grau e possibilidade de temperaturas negativas no extremo Sul do Estado, no Centro-Sul e no Sudeste. Na faixa Norte, que vem registrando dias de temperaturas altas até o momento, as temperaturas mínimas ficarão em torno de 4°C.
Várias frentes frias já passaram pelo Estado e reduziram gradativamente a temperatura, mas agora o frio virá com mais intensidade pois, além de outra frente fria, virá a massa de ar polar.
GEADA – Com as temperaturas baixas e tempo seco, há possibilidade de geada. Existe um risco alto para a geada principalmente nas faixas Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. O risco se estende com moderada intensidade para as regiões Noroeste e Norte do Estado. Na metade Sul do Paraná podem ocorrer geadas de forte intensidade.
Comentários: