No final da tarde de quinta-feira, 27, o analista de investimentos do Sicredi, Sandro Yamada, esteve na Expovizinhos 2025, onde falou sobre o ‘Cenário econômico: o que esperar e como aproveitar as oportunidades’. Ele destacou que o momento, com a taxa Selic a 15%, oferece boas oportunidades. “O juro está em um patamar bastante elevado e o que a gente diz é que não é um momento animador para aqueles que tomam crédito, mas, olhando para outra parte, a dos investidores, é um momento bastante oportuno. Temos bons investimentos em produtos de baixo risco, por vezes com alta liquidez e que proporcionam uma rentabilidade muito interessante”, falou.
Ele falou sobre o futuro. “A gente já tem uma expectativa de que a taxa básica de tudo comece a cair ali a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Isso já deve também trazer mais ânimo para o mercado, fazendo com que alguns tomadores de crédito se sintam um pouco mais animados a tomar crédito, ainda que esteja em um patamar elevado, mas isso já traz um otimismo para o ambiente econômico”, completou.
Brasileiro é conservador investindo?
Sandro destacou que o perfil do brasileiro tem mudado muito. “O brasileiro ainda é conservador, mas isso vem mudando gradualmente ao longo do tempo. O fato, justamente, de a gente já ter tido momentos de hiperinflação no nosso país, em que o dinheiro perdia valor muito rápido, era um momento que não estimulava as pessoas a guardar dinheiro. Hoje a gente já tem um cenário que, apesar de a inflação estar um pouco acima da média, ainda é controlada, e isso faz com que as pessoas enxerguem justamente o valor em guardar dinheiro. A mudança cultural está acontecendo, mas é lenta e gradual”, completa.
Comentários: